Dia do Índio: 19 de Abril

Dia do Índio

O dia do Índio no Brasil foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.
O dia 19 de Abril foi sugerido pelos líderes indígenas do continente que participaram no México do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
O Brasil demorou um tempo para aderir ao instituto. Apenas com a intervenção do Marechal Rondon instituiu o dia 19 de Abril como dia do Índio.

índios dançando

Esta data tem como um dos objetivos, a reflexão sobre a cultura e história dos povos indígenas.
Infelizmente “o homem branco” cada vez mais vem destruindo os recursos naturais e invadindo comunidades indígenas. Preservar a cultura indígena e conhecer sua história é essencial para termos consciência da destruição que a sociedade moderna realiza nos costumes, culturas e ambiente dos povos nativos.

No dia do índio, é comum que as escolas realizem atividades “especiais” voltadas ao ensinamento dos hábitos e costumes indígenas, como por exemplo:

• Pedir para que os alunos realizem trabalhos;
  • Pintar e vestir os alunos de índios;
  • Cantar músicas e fazer danças nativas;
  • Fazer chocalhos, cocar e outros adornos e instrumentos;
  • Excursões para comunidades indígenas;

Veja neste vídeo, o exemplo de um dia de índio no ensino fundamental:

Também é comum que museus realizem exposições e os municípios façam festas comemorativas.

Vale muito a pena refletir na questão de que desde o “descobrimento do Brasil” pelos Portugueses, a população indígena só vem diminuindo, assim como suas terras e reservas.
A exploração de madeira, minerais e demais recursos do planeta fazem com que cada vez mais os índios percam espaço no território brasileiro.

Segue a letra da canção de Baby do Brasil, Todo Dia Era Dia de Índio, que nos faz refletir sobre a realidade das comunidades indígenas:

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes