Arte Indígena: Pinturas, Cerâmicas e Plumagem

Neste artigo abordaremos algumas das mais conhecidas e artes indígenas. A arte indígena é parte da cultura Brasileira.

A cultura indígena possui características diferentes de grupos para grupos, fazendo com que cada grupo tenha uma arte particular e seja individual.
Apesar do individualismo visível entre os grupos, algumas características em comum são notadas, como a pintura corporal por exemplo.

 Pintura Corporal Indígena

pintura-corporal

A pintura corporal utiliza tintas naturais, provindas de árvores e frutos. A mais utilizada é preparada através do jenipapo, uma fruta muito apreciada pelos índios. Ela é coletada ainda verde, retira-se então seu líquido, que quando entra em contato com a pele, transforma-se em uma tinta preta que pode durar até 2 semanas(durando no mínimo 1 semana).
A semente do urucum também é muito utilizada. Ela solta uma tinta avermelhada na pele, porém, existem outras maneiras de realizar a pintura corporal. Cada tribo possui um modo e uma técnica, há por exemplo, tribos que utilizam um tipo de tinta em crianças e outro tipo de tinta em adultos.

Os desenhos e as formas também possuem distinções, por exemplo, existem desenhos feitos para comemorações, outros para rituais…
A arte corporal com pintura é individual e única de cada grupo indígena, possuindo diversos significados e motivos pelo seu uso.

Arte com Penas e Plumas

penas-indios

penas-plumas-indio

Os índios utilizam as penas e plumas de aves para fazer flexas, cocar, entre outros…
Os principais grupos indígenas que realizam esta arte, são: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá.

As penas e plumas, quando coletadas, geralmente são tingidas.
Eles possuem significados e marcações, cada arte transmite uma mensagem, pode ser por exemplo: Sexo, idade, filiação, posição social…
A arte plumária é mais utilizada por homens, pois eles possuem um grau de importância maior do que o das mulheres em suas culturas.

Cerâmica

ceramica ceramica-indigena

O domínio da cerâmica é visto em muitas tribos. Eles a utilizam para criar vasos e recipientes, assim como esculturas, estátuas e instrumentos.
As cerâmicas muitas vezes são pintadas e utilizadas também para armazenar as cinzas dos mortos.
Estima-se a existência de 200 tribos que dominam esta arte, aprendida com seus antepassados.

publicado
Categorizado como Geral

17 comentários

  1. eu como sou um grande pesquisador da arte eu copreendo que indio são um bando de porco que toma banho no rio e nao depila o saco…eu see tivesse no lugar de um indio eu arumava enprego parava de come india no mato e arumava uma casa pa mete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *