Por que os índios não tem pelos e possuem cabelo liso?

Você sempre quis saber por que os índios não tem pelos e possuem cabelo liso? Esta é uma resposta que apenas a biologia pode lhe dar.
Os índio não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos.

Os índios brasileiros herdaram apenas esta característica dos antecedentes, os asiáticos, que também possuem muito pouco pelos pelo corpo.

Na realidade, pesquisadores detectaram que o hormônio responsável pela produção de pelos dos índios é muito fraco no corpo, porém, no couro cabeludo é extremamente forte. O resultado disto é um corpo “pelado” e pouquíssima queda capilar.

Índio sem pelos

Os índios possuem cabelos lisos, diferente dos negros que possuem cabelos crespos, devido a adaptação evolutiva do ambiente em que vivem.
Os negros são provenientes da África, local muito quente com o sol muito forte. Um ambiente com estes aspectos propiciou a vantagem naqueles que tinham um cabelo mais crespo, pois o cabelo crespo faz com que o ar circule melhor dentro de uma camada de mais ou menos 5cm entre o cabelo e o couro cabeludo, o que serve bem para uma proteção contra o calor. Eles também desenvolveram a melanina na pele, o que os protegem mais do forte sol africano.
O cabelo quando comprido, forma uma espécie de “capacete”, conhecido como “estilo black power”, fazendo com que o rosto fique mais protegido do sol.

O mesmo ocorre com os índios. Eles não possuem pelos porque não é necessário. O ambiente ao qual vivem é úmido e quente, são locais que chove praticamente todos os dias e possui muitas sombras de árvores.

Se você gostaria de entender melhor os detalhes da vida, estude evolucionismo de Darwin. Conhecer a seleção natural é algo que abrirá seus olhos sobre as características adaptativas dos seres vivos de acordo com o ambiente ao qual vivem!

Conheça o IMECAP HAIR contra queda de cabelos aqui.

  • Jack Amorim

    legal a matéria, mas ficou uma dúvida quanto a seguinte afirmativa: ” Eles [os negros] também desenvolveram a melanina na pele”, não seria o oposto? os homens brancos e indígenas que haveriam perdido a melanina? Considerando que os primeiros homo-sapiens houvessem surgido na África e posteriormente migrando para regiões com menos incidência solar como na Ásia e Europa, passaram a reproduzir menos melanina. Acredito que os últimos estudos evolucionistas apontam para essa teoria.