Arte Indígena: Pinturas, Cerâmicas e Plumagem

Neste artigo abordaremos algumas das mais conhecidas e artes indígenas. A arte indígena é parte da cultura Brasileira.

A cultura indígena possui características diferentes de grupos para grupos, fazendo com que cada grupo tenha uma arte particular e seja individual.
Apesar do individualismo visível entre os grupos, algumas características em comum são notadas, como a pintura corporal por exemplo.

 Pintura Corporal Indígena

pintura-corporal

A pintura corporal utiliza tintas naturais, provindas de árvores e frutos. A mais utilizada é preparada através do jenipapo, uma fruta muito apreciada pelos índios. Ela é coletada ainda verde, retira-se então seu líquido, que quando entra em contato com a pele, transforma-se em uma tinta preta que pode durar até 2 semanas(durando no mínimo 1 semana).
A semente do urucum também é muito utilizada. Ela solta uma tinta avermelhada na pele, porém, existem outras maneiras de realizar a pintura corporal. Cada tribo possui um modo e uma técnica, há por exemplo, tribos que utilizam um tipo de tinta em crianças e outro tipo de tinta em adultos.

Os desenhos e as formas também possuem distinções, por exemplo, existem desenhos feitos para comemorações, outros para rituais…
A arte corporal com pintura é individual e única de cada grupo indígena, possuindo diversos significados e motivos pelo seu uso.

Arte com Penas e Plumas

penas-indios

penas-plumas-indio

Os índios utilizam as penas e plumas de aves para fazer flexas, cocar, entre outros…
Os principais grupos indígenas que realizam esta arte, são: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá.

As penas e plumas, quando coletadas, geralmente são tingidas.
Eles possuem significados e marcações, cada arte transmite uma mensagem, pode ser por exemplo: Sexo, idade, filiação, posição social…
A arte plumária é mais utilizada por homens, pois eles possuem um grau de importância maior do que o das mulheres em suas culturas.

Cerâmica

ceramica ceramica-indigena

O domínio da cerâmica é visto em muitas tribos. Eles a utilizam para criar vasos e recipientes, assim como esculturas, estátuas e instrumentos.
As cerâmicas muitas vezes são pintadas e utilizadas também para armazenar as cinzas dos mortos.
Estima-se a existência de 200 tribos que dominam esta arte, aprendida com seus antepassados.